2ª Reunião de Governança do Observatório da Gastronomia – 2025

Data Publicação: 29 Julho 2025
A ANR (Associação Nacional de Restaurantes) participou de uma importante rodada de discussões promovida por diversas entidades representativas do setor de alimentação fora do lar, hospitalidade, ONGs, restaurantes e trabalhadores promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego de São Paulo no último dia 23/07.
O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação dedicado ao fortalecimento da cadeia de alimentação e gastronomia em São Paulo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atua por meio de comitês temáticos que reúnem diversos atores do setor, incluindo órgãos municipais, associações, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs, bares, restaurantes, empresas de alimentação e produtores agrícolas. Seu objetivo é promover avanços nas áreas de economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade, buscando soluções colaborativas para o setor.
Através dessa iniciativa, o Observatório da Gastronomia 2025 reuniu as entidades vinculadas para uma reunião com diversas rodas de conversas propositivas, especialmente para tratar de temas que precisem de intervenção da Prefeitura de São Paulo.
As discussões foram iniciadas com apresentação de dados levantados e tratados pelo DIEESE, sobre empregabilidade, trabalhos formais e informais, média salarial do setor, dentre outros.
Em seguida, representada pela Coordenadora Jurídica Iasmin Freitas, a ANR participou do comitê de Imagem e Patrimônio, numa roda de discussões envolvendo os temas de segurança pública; mobilidade urbana, especialmente no período noturno e madrugada; apoio de creches e serviços similares para trabalhadores do setor que precisam de cuidados com filhos (crianças e adolescentes, além de questões relacionadas à empregabilidade de mulheres no setor de bares e restaurantes.
O encontro foi marcado por debates estratégicos sobre os desafios e oportunidades do setor, além de gerar documentos que serão enviados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego de São Paulo à Prefeitura, como temas sensíveis que precisam de tratamento pelas autoridades.
A ANR reforça seu papel de representante dos restaurantes brasileiros nesta importante pauta de, defendendo interesses do setor e contribuindo para a formulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e a valorização do segmento.



