DestaqueNotícias ANR

ANR expande atuação e fortalece segurança dos alimentos com novo grupo técnico em segurança dos alimentos em Porto Alegre, em parceria com o SINDHA

Data de publicação: 28 de janeiro de 2026

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) dá um passo marcante na expansão de suas iniciativas técnicas: o Grupo Técnico (GT) em Segurança dos Alimentos — o mais antigo da entidade — passa a contar com seu primeiro núcleo fora de São Paulo. A partir de agora, Porto Alegre recebe essa frente estratégica em parceria com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (SINDHA). A iniciativa amplia a capilaridade nacional dos grupos da ANR e reforça, na prática, a conexão entre conhecimento técnico, operação e órgãos regulamentadores.

O lançamento ocorreu na sede do SINDHA, na segunda-feira (19/01), e reuniu mais de 100 profissionais do setor. O grupo, formado por nutricionistas e engenheiras de alimentos, tem como objetivo reunir profissionais que atuam em Segurança dos Alimentos, representantes e associados, visando promover suporte técnico para temas estratégicos relacionados aos serviços de alimentação fora do lar — que, em Porto Alegre e Região Metropolitana, somam mais de 9 mil restaurantes, bares e similares.

Construção conjunta: ANR e SINDHA somam lideranças e dedicação.  

Além da presença de Eliana D. Alvarenga — coordenadora técnica da ANR e também do Comitê em Segurança dos Alimentos, e uma das idealizadoras do grupo na entidade — o encontro contou com a participação da nutricionista de Porto Alegre, Priscila Vargas e Maria Cristina Furtado, e com contribuições dos executivos da ANR Jayne Ribeiro e Fernando Blower. Do lado do SINDHA, o avanço do núcleo foi viabilizado pelo empenho do ex-presidente Paulo Geremia, pelas nutricionistas, pelo atual presidente Nelson Ramalho e por toda a diretoria, representada pela diretora executiva Rosecler Heineck.

Vigilância Sanitária marca presença e destaca a importância da iniciativa  

A coordenadora da Unidade Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Roxana Pinto Nishimura, destacou o valor da iniciativa para aproximar o setor do órgão regulador e fortalecer o objetivo comum de ofertar um alimento mais seguro ao consumidor. “É muito importante a percepção de que a Vigilância não é um bicho de sete cabeças, e sim que nossa satisfação é realmente saber que o estabelecimento vai entregar para o cliente o melhor produto.”

Entre as primeiras capacitações previstas, o grupo deve apresentar, com apoio da Vigilância, o check-list utilizado nas vistorias. Roxana também ressaltou o processo de modernização da área, com foco na informatização e padronização das ações de inspeção, buscando mais transparência e menos subjetividade. “Agora temos um canal aberto com o setor, e os associados do SINDHA, podem encaminhar suas dúvidas e questionamentos ao grupo para que possamos atender.”

Um núcleo local inspirado no tradicional Comitê de Segurança dos Alimentos da ANR  

Coordenadoras do projeto em Porto Alegre, a nutricionista Maria Cristina Furtado — também instrutora dos cursos de boas práticas do SINDHA — e Priscila Vargas reforçaram que o grupo é aberto e gratuito para associados. Entre os objetivos estão promover capacitação, aprimorar procedimentos, fortalecer práticas de segurança dos alimentos, ser fonte de informação técnica e referência na defesa e aplicabilidade das legislações.

Referência técnica nacional, Eliana D. Alvarenga destacou a importância de um grupo específico para Porto Alegre e Região Metropolitana e o valor da atuação integrada com órgãos reguladores. “Quem faz a lei não trabalha nos restaurantes, então cabe a nós termos essa articulação, auxiliando nas demandas regulatórias, participando em consultas públicas, discutindo, capacitando, informando e auxiliando os associados em suas demandas.”

Grupos Temáticos ANR: excelência, boas práticas e competitividade  

Os Grupos Temáticos da ANR reúnem especialistas e profissionais comprometidos com o desenvolvimento estratégico do setor, promovendo colaboração, troca de conhecimento e soluções práticas, sustentabilidade e reputação das empresas associadas.

Para mais informações do novo GT em Porto Alegre acesse aqui.

Para conhecer os grupos temáticos da ANR, clique aqui.

*Grupo Técnico passou a se chamar Grupo Temático a partir de 2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo