DestaqueNotícias

FGTS Digital: o que é e como funciona a nova plataforma 

O Governo Federal lançou, no início de março, uma plataforma online para facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros: o FGTS Digital. Este sistema promete mudar a maneira como os tributos dos funcionários são recolhidos, oferecendo uma série de funcionalidades projetadas para economizar tempo e aumentar a eficiência. 

O que é o FGTS Digital?  

O FGTS Digital é uma plataforma online criada com o objetivo de auxiliar funcionários no recolhimento de tributos de seus funcionários de forma mais eficiente. De acordo com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, uma nova ferramenta pode economizar até 36 horas mensais em tarefas administrativas relacionadas ao FGTS. 

Principais benefícios do FGTS Digital  

A plataforma traz uma série de vantagens para os trabalhadores, incluindo: 

  • Emissão e personalização de guias: Facilita a criação de guias de pagamento, permitindo personalização conforme a necessidade do empregador. 
  • Agilidade no processo de individualização : Acelera o depósito dos valores recolhidos nas contas vinculadas dos trabalhadores. 
  • Celeridade no pagamento de FGTS em atraso : Permite o recolhimento de vários meses em uma única guia. 
  • Cálculo automático da multa do FGTS : Utilize o histórico de remunerações do eSocial para calcular automaticamente as multas. 
  • Ferramenta automática para recomposição de salários : Facilita o pagamento de indenizações compensatórias e a recomposição de intervalos de períodos anteriores. 
  • Utilização do Pix : Oferece a opção de pagamento instantâneo através do Pix, modernizando o processo de pagamento. 

 O que muda para as empresas com o fgts digital? 

A principal alteração é a adoção do Pix como método exclusivo de pagamento. Essa inovação promete simplificar e agilizar o processo de pagamento, eliminando a necessidade de métodos tradicionais mais lentos e burocráticos. 

O Governo Federal enfatiza os benefícios em termos de economia de tempo para as empresas. O Ministério do Trabalho e Emprego projeta que o novo sistema permitirá aos trabalhadores economizar cerca de 34 horas mensais com o processo de recolhimento do FGTS. Além disso, Luiz Marinho, Ministro do Trabalho, estima que a mudança resultará em uma economia de aproximadamente R$ 144 milhões por ano em custos operacionais para as empresas brasileiras. 

Outra inovação importante é a substituição do PIS pelo CPF como identificador do empresário no sistema do FGTS. Essa mudança visa resolver problemas associados ao uso do PIS, como a ocorrência de trabalhadores com mais de um número de PIS. A utilização do registro de CPF como identificador único promete reduzir as inconsistências no sistema, facilitando a gestão dos recolhimentos e contribuindo para a precisão dos resultados. 

Como acessar a plataforma do FGTS Digital pelo computador 

Passo 1. Acesse o site do FGTS Digital (fgtsdigital.sistema.gov.br/portal/login) e clique em “Entrar com Gov.br”; 

Passo 2. Insira seu CPF no campo indicado; 

Passo 3. Insira sua senha e clique em “Entrar”; 

Passo 4. Determine seu perfil de acesso, insira o CPF ou CNPJ no local indicado e clique em “Definir”; 

Passo 5. Ao definir o perfil, é possível utilizar os principais recursos do site. Abaixo, veja a função de todas as guias desta página. 

Veja mais informações sobre o FGTS Digital clicando aqui.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo