Entrevistas

Na mesa com Ricardo Bomeny

Responsável pelas operações de marcas como Bob’s, Yoggi, Pizza Hut e KFC, o Grupo Brazil Fast Food Corporation (BFFC) é considerado o maior grupo do segmento de Food Service na América Latina. Em 2022, um dos nomes mais tradicionais do grupo, o Bob’s, celebra seus 70 anos de operação e inaugura sua milésima loja em comemoração à data, mas não quer parar por aí.

“Temos um plano ousado de expansão. Para isso, queremos estar presentes em cidades não capitais, com aproximadamente 70 e 80 mil habitantes”, explica o CEO do grupo, Ricardo Bomeny, em entrevista à ANR.

Até o fim de 2022, a marca espera abrir 120 novos estabelecimentos e faturar nada menos do que R$ 1,4 bilhão. A chave do sucesso está na diversificação dos negócios: drive-thru, lojas de praça de alimentação, lojas de rua e store-in-store (duas operações no mesmo local, como um Bob’s em uma loja de conveniência) e garantir o bem-estar do franqueado, público que administra 90% dos estabelecimentos Bob’s.

Frente às incertezas do semestre de eleições e do ano que vem no país, ele acredita que a resposta deve ser dada por meio de uma série de soluções digitais e físicas. Ampliando a estratégia multicanal em aplicativos próprios e redes sociais, ou produzindo experiências novas com o Bob’s Conecta, modelo inovador de loja inaugurado em Campinas, a rede quer mesmo manter seu direcionamento para atender ao consumidor. Confira abaixo a íntegra da entrevista.

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O BOB’S CHEGA AOS 70 ANOS EM 2022 E TAMBÉM ACABAR DE INAUGURAR SUA LOJA NÚMERO 1.000 NO PAÍS. SÓ É POSSÍVEL
CHEGAR A NÚMEROS NO BRASIL TRABALHANDO FORTEMENTE MODELOS DE FRANQUIAS?

Ricardo Bomeny: Somos a primeira rede de franquias de alimentação do Brasil. Portanto, entendemos muito bem como funciona este setor. Nós temos quatro diferentes tipos de negócios: drive-thru, lojas de praça de alimentação, lojas de rua e store-in-store (duas operações no mesmo local, como um Bob’s em uma loja de conveniência).

O nosso processo de captação de franqueados e estabelecimento de novos negócios busca empresários que acreditem na nossa marca e se identifiquem com o mercado de alimentação fora do lar, que é o setor que mais cresce no mercado de franquias. Atualmente, é possível abrir uma loja a partir de 800 mil reais para lojas de praça de alimentação e 1,4 milhão em média para loja de Drive Thru.

Entender este segmento não se trata apenas do funcionamento de uma franquia, mas de oferecer o que outras redes não conseguem. E isso não se trata apenas de investimento, mas de conhecer e estar sempre próximo do franqueado.

Além de capacitá-lo, criar campanhas de marketing e vendas que os ajude, precisamos nos aproximar desses empreendedores também nas dificuldades. Um ótimo exemplo pode ser a pandemia. Houve um abalo em praticamente todos os setores da economia, e com o Bob’s não foi diferente. Talvez tenhamos sido até mais afetados, uma vez que 90% das lojas são operadas por franqueados. A solução encontrada foi se aproximar ainda mais destes parceiros e apoiar
com novos processos e ajuda financeira. Durante alguns meses da pandemia, principalmente quando as lojas estavam fechadas, nossos franqueados não nos pagavam, nós abdicamos de cerca de R$ 60 milhões no período para manter as franquias saudáveis, além da ajuda do governo, naturalmente.

O BOB’S ESTIMA FATURAR R$ 1,4 BI ESTE ANO, A PARTIR DA INAUGURAÇÃO DE 120 NOVAS LOJAS SÓ EM 22. ESSA PREVISÃO ESTÁ MANTIDA, MESMO EM CENÁRIO DE INFLAÇÃO?

Ricardo Bomeny: Sim. Temos um plano ousado de expansão. Para isso, queremos estar presentes em cidades não capitais, com aproximadamente 70 e 80 mil habitantes. Além disso, apostamos muito no delivery, canal que se tornou fundamental na pandemia e nos permitiu saltar de 7% para 20% a participação dos pedidos deste canal nas vendas totais.

COMO UMA REDE COMO O BOB’S ATUA PARA SATISFAZER CONSUMIDORES EM TEMPOS DE INCERTEZAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, PRINCIPALMENTE CAUSADOS PELAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO?

Ricardo Bomeny: Nós pensamos nos consumidores em todos os momentos. E não poderemos parar de investir, trazer novidades, sermos inovadores por conta da eleição ou incerteza política e econômica. Estamos sempre atentos ao cenário econômico, é claro, mas sem perder o foco do nosso consumidor.

Os consumidores buscam por praticidade, rapidez e prazer ao comprar em nosso segmento. Com isso, tentamos sempre proporcionar a eles a melhor experiência possível em nossas lojas. Um exemplo disso foi o desenvolvimento do Bob’s Conecta, inaugurado há um mês em Campinas. Trata-se de um novo modelo de loja, inspirado em tendências internacionais. Baseado no conceito contactless, o novo formato de atendimento e pagamento permite ao consumidor fazer o pedido pelo aplicativo de delivery e retirá-lo em lockers disponíveis, armários inteligentes que permitem a retirada sem a necessidade de contato com funcionários. Conta com um drive-thru de pista dupla, sendo que um dos corredores é exclusivo aos consumidores que fizerem suas compras pelo aplicativo para retirada no locker do drive-thru, proporcionando mais agilidade na entrega do pedido, fomentando as vendas pelo canal e diminuindo as filas nas lojas.

Outros pontos relevantes do design que podemos destacar é a elegante varanda da loja e um charmoso rooftop com características industriais que serve como um espaço descontraído perfeito para encontros e conexão entre pessoas. A loja também possui uma fachada envidraçada que está totalmente conectada com ambiente e espaço e traz o ar de modernidade que a marca possui em seu DNA.

Nós também fomos o primeiro player do mercado de fast food a implementar o serviço de autoatendimento com totens. Isso aconteceu em 2014, quando o Bob’s já trilhava o rumo da Transformação Digital. No final de 2021, levamos aos principais supermercados de São Paulo e Rio de Janeiro os kits “Faça em Casa” e “Bob’s em Casa”, de 5 versões congeladas dos sanduíches clássicos do Bob’s: Cheddar Australiano; Crispy Bacon; Double Cheese; Cheeseburguer; e Mini Cheeseburguer; além do inconfundível molho Big Bob. Isso foi feito para que as famílias tenham uma experiência Bob’s em suas casas.

O VAREJO SOFREU PROFUNDAS MUDANÇAS NOS ÚLTIMOS ANOS E NO SETOR DE FOOD SERVICE NÃO FOI DIFERENTE, PRINCIPALMENTE COM O IMPACTO DA TECNOLOGIA NO NEGÓCIO, MAS TAMBÉM COM O SURGIMENTO E EXPANSÃO DAS DARK KITCHENS. COMO O SR. VÊ ESSE MOVIMENTO? JÁ PARA IMAGINAR QUAL SERÁ O PRÓXIMO GRANDE MOVIMENTO EM TENDÊNCIA PARA OS NEGÓCIOS DO FOOD SERVICE?

Ricardo Bomeny: A inovação está presente no DNA do Bob’s desde sempre. Entre 2018 e 2019, por exemplo, cerca de 30 integrantes de um chamado comitê digital formado por executivos e franqueados da marca estiveram no Vale do Silício, nos EUA, para interagir com startups e fintechs, e na China, para adquirir conhecimentos tecnológicos junto a empresas referência como Tencent e Alibaba. Open Innovation, Projeto As A Service, soluções mais sustentáveis de entrega, parcerias com fintechs, novos meios de pagamento e utilização de criptomoedas são apenas algumas das novidades que eles trarão aos pontos de venda e consumidores em breve.

O Bob’s Conecta, como foi demonstrado, é hoje o que melhor simboliza esse conceito disruptivo da marca. Tendências internacionais, ambiente inovador, tecnologia e multicanalidade são premissas do novo conceito de loja da marca. Totalmente disruptiva e focada na experiência do cliente, como o próprio nome já diz, a rede buscou extrapolar os limites da loja física, gerando assim uma conexão entre os canais de vendas, indo além do tradicional balcão e drive-thru.

QUAL O PRINCIPAL DESAFIO PARA TRABALHAR COM FOOD SERVICE NO BRASIL E POR QUÊ?

Ricardo Bomeny: É um mercado muito competitivo, principalmente no nosso segmento. Portanto, temos que ser o mais inovador possível. E isso vai além das já citadas inovações tecnológicas e de multicanalidade. É preciso ser inovador no cardápio que oferecemos aos nossos consumidores. É preciso ouvi-los sempre para levar o que querem.

Por exemplo, além dos nossos tradicionais carros-chefes feitos com proteína 100% bovina e de frango, oferecemos produtos commuita qualidade dentre eles podemos destacar opções de sanduíches de Frango, como o Frango Tomato
Artesanal, feito com sobrecoxa íntegra de frango; o Tentador Veggie Carne e o Tentador Veggie Frango, hambúrgueres vegetais à base de plantas; e o Bob’s Costela Artesanal, feito com costela bovina desossada.

E quando falo de ouvir o nosso consumidor é saber quais são as demandas deles. Por exemplo, como parte das comemorações de 70 anos do Bob’s, apresentamos os Inesquecíveis, devolvemos ao cardápio algumas criações que fizeram sucesso e foram clássicos anos atrás. Esses produtos aquecem o coração de quem sentiu tanta falta
e também conquista quem terá a primeira chance de experimentar. Afinal, temos que lembrar que falamos com várias gerações diferentes. E nesta campanha, resgatamos os tradicionais sanduíches Queijo com Banana, Salada Frango, Salada Atum, Bob’s Burguer e Bob’s Burgão. E entre as sobremesas, temos a volta do icônico Milk Shake Banana Caramelada, que agora também é possível comprar nos formatos Bob’s Max, Sundae e Big Cascão.

Além de toda a inovação no cardápio, trabalhamos com uma negociação intensa de preços com fornecedores para oferecer as melhores condições aos nossos franqueados. Temos ainda o delivery próprio, uma alternativa para oferecer margem e reduzir a dependência de outras plataformas. Ao passo que o mercado de delivery vem se tornando mais maduro devido à rápida digitalização dos restaurantes, principalmente impulsionado pela pandemia, entendemos que a criação de aplicativo próprio é um caminho promissor e muito viável para impulsionar o faturamento.

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