RETROSPECTIVA-2023

Retrospectiva 2023 | Ações Institucionais da ANR 

Durante o ano, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) participou ativamente de várias iniciativas, confirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, inovação e pautas importantes no setor de foodservice.  

Latam Retail Show 

A ANR, representada pelo vice-presidente Erik Momo, marcou presença no Latam Retail Show, onde foi anunciado o “Projeto para a Nação”, uma colaboração de mais de 20 entidades focada no crescimento sustentável do Brasil. Criada com o propósito de desenvolver, implantar e acompanhar projetos que visam o crescimento sustentável e de longo prazo do Brasil, compõe 15 propostas concretas abrangendo questões como tributação, economia, educação e bem-estar social.  Conheça mais clicando aqui.  

Atualiza Simples Nacional 

A ANR também se uniu ao Movimento Atualiza Simples Nacional, uma iniciativa liderada pelo Sindha, que reúne entidades empresariais do Brasil para reivindicar a urgente atualização da Tabela do Simples Nacional, que está defasada desde 2018. O vice-presidente do Sindha, acompanhado de Fernando de Paula, presidente da ANR, do Deputado Estadual Beto Albuquerque e de representantes da FBHA, ABLOS e ABF, entregaram ao ministro Márcio França em Brasília estudo da PUC-RS que aponta defasagem de 75,81% no Simples Nacional.  

Conselho de Turismo da CNC 

Na reunião do Conselho de Turismo da CNC em Brasília, a ANR esteve presente junto ao presidente da CNC, José Roberto Tadros, e à Ministra do Turismo, Daniela Carneiro para apresentar um manifesto solicitando a continuidade da isenção de visto para turistas provenientes dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão. 

Relacionamento com meios de comunicação e figuras importantes 

Para o ano de 2023, a ANR estabeleceu metas claras para aumentar sua visibilidade nos canais de comunicação e promover encontros regulares com jornalistas e formadores de opinião. Nesse sentido, a Associação manteve um relacionamento próximo não só com veículos de comunicação como também com governantes e secretários de 13 estados, incluindo a Vigilância Sanitária de São Paulo, sempre focando em pautas relevantes e de interesse do setor. 

Plano Diretor Estratégico de São Paulo 

A ANR também desempenhou um papel ativo na revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, processo importante para definir as diretrizes urbanísticas e de desenvolvimento da cidade. Fernando Blower, diretor executivo da ANR, e Rodrigo Alves, conselheiro, participaram de reunião na Câmara de Vereadores de São Paulo, onde discutiram as mudanças propostas para o plano.  

Pesquisa Alimentação Hoje: a visão dos operadores de foodservice 

Sempre em busca de trazer dados importantes para o setor, a ANR realizou a pesquisa “Alimentação Hoje: a Visão dos Operadores de Foodservice“, em parceria com a GALUNION e a ABIA. 

A pesquisa incluiu 10 mil marcas e destacou o desempenho financeiro e as estratégias adotadas frente aos desafios econômicos.   

ALERJ aprova projeto pedido pelo SindRio, apoiado pela ANR, isentando o setor do pagamento do FECP 

Encerrando o ano com uma vitória para o setor, no Rio de Janeiro, a ALERJ aprovou um projeto apoiado pela ANR, destinado a isentar o setor de alimentação fora do lar do pagamento da alíquota extra de ICMS que alimenta o Fundo de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP). Em Santa Catarina, a alíquota especial de ICMS no estado para o setor foi renovada depois de articulação liderada pela ANR com a intensa e efetiva atuação do presidente da associação, Fernando de Paula. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo