DestaqueFuture TankMercado

Setor de bares e restaurantes fecha o ano de 2023 com crescimento no mercado de trabalho

Uma análise da Future Tank, consultoria de estratégia e gestão e parceira da ANR revelou que o setor de restaurantes e bares do Brasil encerrou o ano de 2023 em alta, marcando o décimo primeiro mês consecutivo de abertura de vagas com carteira assinada. Este crescimento no mercado de trabalho reflete o dinamismo e a resiliência do setor frente aos desafios econômicos, consolidando-se como um dos principais motores de emprego no país. 

Abertura de vagas em dezembro de 2023

Em dezembro, o setor registrou a abertura de seis novos postos de trabalho, com destaque para 14 das 27 Unidades da Federação que apresentaram saldo positivo de contratações. O Rio de Janeiro liderou o ranking com um saldo de 1.329 novas vagas, seguido por Bahia, Santa Catarina e Ceará, demonstrando a distribuição geográfica do crescimento do emprego no setor. Entretanto, Paraná e São Paulo enfrentaram retrações, indicando a complexidade do mercado de trabalho regional. 

Desempenho anual do setor

O ano de 2023 se destacou pelo expressivo número de 71.779 novas oportunidades de trabalho geradas em restaurantes e bares em todo o Brasil, marcando o terceiro ano consecutivo de geração líquida de empregos no setor. Este resultado positivo está alinhado com o aumento de 3,9% nas vendas acumuladas até novembro, evidenciando uma correlação direta entre o desempenho de vendas e a criação de empregos. 

Distribuição nacional das contratações

São Paulo se destacou como o estado com o maior saldo de contratações no setor ao longo de 2023, com 20.125 novos postos de trabalho, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Veja mais notícias sobre a geração de empregos no setor clicando aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo