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Spoleto impulsiona programa de relacionamento com clientes com benefício de cashback, se tornando referência no mercado de franquia 

Perto de bater 5 milhões de participantes, o MIO SPOLETO apresenta números expressivos de adesão e traz dados sobre o comportamento dos clientes para uma melhor experiência de consumo. 

O Spoleto, associado ANR que pertence ao Grupo Trigo e maior rede de franquias de comida italiana do Brasil – também é uma referência no mercado quando o assunto é a fidelização de seus clientes. O MIO SPOLETO, programa de relacionamento da marca, trabalha com o sistema de cashback, palavra em inglês que significa “dinheiro de volta”. Com esse modelo, a cada compra no restaurante, o consumidor pode ter até 20% do que investiu de volta na próxima compra. Além disso, a marca conhece ainda mais o comportamento do cliente para uma melhor experiência de consumo no futuro.   

“Hoje, 50% dos clientes que entram em nossos restaurantes, aderem ao programa de Relacionamento para ganhar cashback. Essa é a média dos quase 350 restaurantes Spoleto espalhados pelo Brasil. Quando a gente separa os top 50 restaurantes com maior engajamento no Programa, temos um número ainda mais expressivo: 8 a cada 10 clientes aderem ao programa, experimentando os benefícios do MIO Spoleto, ganhando dinheiro de volta e voltando mais vezes ao Spoleto, o que estreita o relacionamento com a marca, gera mais conhecimento sobre hábitos de consumo dos nossos clientes e nos proporciona desenvolver uma proposta de valor cada vez melhor para eles através de dados e pesquisas.”, diz Gustavo Lacerda, Head de CRM, Fidelidade e Pesquisas no Grupo Trigo.  

Ainda de acordo com Gustavo, o grande diferencial foi construir um programa de relacionamento mais democrático, trazendo o benefício do cashback. “É mais prático, de fácil entendimento e o cliente já poder resgatar esse benefício na compra seguinte, em qualquer restaurante da rede ou em nosso delivery (site próprio), sem ter necessidade de acumular pontos com o tempo e trocar por benefícios específicos e, muitas vezes, limitados, não abrangendo aquilo de fato o cliente deseja consumir.”, complementa.  

Com o programa chegando perto de bater a marca dos cinco milhões de clientes, Gustavo acredita que a chave para continuar evoluindo no futuro é trabalhar a escuta proativa no Grupo Trigo. “Colocar o cliente no centro da experiência é um mantra para o Grupo Trigo e para o Spoleto. Nos últimos anos, criamos a área de Loyalty e CRM, voltada para o desenvolvimento do programa de relacionamento e benefícios para os clientes, a de Customer Experience (CX), focada na experiência do cliente e, agora em 2023, uma área dedicada a Pesquisas, para ouvir cada vez mais nossos clientes e o mercado como um todo, buscando melhorias na operação, nos produtos, ambientes, canais de compra, dentre outras”, conclui.  

Vale destacar ainda que, em 2023, a empresa trouxe novidades para o MIO SPOLETO, como um novo programa de indicação, além de ter uma associação muito forte do programa de Relacionamento nas principais campanhas das marcas. As novidades trazem benefícios diferenciados para os clientes, como participação na escolha dos pratos do cardápio e outras experiências que trazem sentimento de valorização e pertencimento. Em 2024, o Grupo Trigo continuará investindo em novos desenvolvimentos para o programa de relacionamento das marcas, principalmente em benefícios emocionais (com foco em relacionamento) e novos formatos de benefícios transacionais. 

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