Future TankMercado

Bares e restaurantes superam expectativas com aumento de vendas em 2023 

Em uma análise detalhada da Future Tank, consultoria de estratégia e gestão e parceira da ANR dezembro de 2023 se destacou por seu crescimento no segmento de alimentação. Restaurantes e bares, pilares essenciais dessa categoria, registraram um aumento expressivo de 7,3% na receita, em termos reais, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esse salto não apenas marca o segundo mês consecutivo de crescimento para o setor, mas também representa o melhor desempenho desde fevereiro, quando o aumento foi de 9,1%. 

Receita do setor de serviços registra queda em dezembro no brasil 

Apesar do avanço robusto observado no setor de Alimentação, o setor de Serviços em geral experimentou um recuo em dezembro de 2023, com uma queda de 2,0% em relação a dezembro de 2022. Essa retração é a mais acentuada desde janeiro de 2021, que viu um declínio de 5,0%. Contribuíram para esse resultado negativo os setores de Transporte aéreo, com uma queda de 24%, Atividades auxiliares dos serviços financeiros, recuando 15%, e Armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio, com uma redução de 7,1%. Onze das vinte e sete unidades da federação enfrentaram retrações, com Roraima, Rio de Janeiro e São Paulo apresentando os piores desempenhos. 

Desempenho anual 

Olhando para o ano de 2023 como um todo, os restaurantes e bares brasileiros viram suas vendas crescerem 4,2% em termos reais em comparação com 2022. Esse crescimento contribuiu significativamente para o desempenho geral do setor de Serviços, que registrou uma expansão de 2,3% no acumulado do ano. Outros segmentos que impulsionaram as vendas de Serviços incluíram Aluguéis não imobiliários, Atividades imobiliárias e Transporte rodoviário de cargas, destacando-se com aumentos de 19%, 14% e 10%, respectivamente. 

O setor de Serviços mostrou crescimento em 25 das 27 unidades da federação, com Mato Grosso, Paraná e Tocantins liderando os avanços. Por outro lado, Amapá e São Paulo foram os únicos estados a registrar uma diminuição nas vendas. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo