DestaqueFuture TankInteligência de MercadoMercado

Dados do setor

Data de publicação: 24 de Junho de 2025

Release – Vendas nos Restaurantes – Brasil – Abril/2025

Em abril, a receita real dos serviços de alimentação — oferecidos sobretudo por restaurantes e bares — subiu 5,3% no Brasil, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano passado (Gráfico 1). Foi o 18º mês de alta consecutiva e ainda maior que a variação observada em abril de 2024, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

O resultado positivo do setor de Alimentação influenciou o setor de Serviços que encerrou abril com crescimento (+1,8%) na comparação interanual, 13º aumento seguido. No acumulado no ano até abril, as receitas dos serviços de Alimentação no Brasil cresceram 3,3%, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo período de 2024 (Gráfico 2).

Inflação (IPCA – IBGE) – Maio / 2025 – Brasil

Em maio, o índice de inflação da Alimentação fora do domicílio, mensurada sobretudo em Restaurantes e Bares, cresceu 0,58% no Brasil. Foi o 42º mês consecutivo de inflação. O aumento de preços do setor ficou acima do índice geral da inflação brasileira no último mês, que registrou alta (+0,26%), segundo o IPCA.

Os preços da Alimentação fora do domicílio aumentaram em 14 das 16 unidades da federação pesquisadas pelo IPCA. As maiores variações foram observadas em Rio Grande do Sul (+1,11%), Paraná (+1,05%) e Pernambuco (+0,78%). Ceará (-0,12%) e Mato Grosso do Sul (-0,03%) registraram deflação.

Todos os produtos ofertados pelo setor de Restaurantes registraram inflação em maio. Os maiores aumentos foram registrados no Sorvete (+1,50%), Cafezinho (+0,96%) e Vinho (+0,96%), enquanto Cerveja (+0,11%) e Doces (+0,14%) tiveram as menores variações.

No acumulado do ano até maio, o custo da Alimentação fora do domicílio registrou alta de 3,34%. Essa variação de preços ficou acima do índice geral da inflação brasileira (+2,75%). Todas as 16 unidades da federação pesquisadas pelo IPCA registraram inflação setorial nessa comparação. A maior variação foi observada no Espírito Santo (+5,38%) e a menor no Ceará (+2,17%).

Da mesma forma, todos os produtos ofertados pelo setor de Restaurantes registraram inflação nesse ano. O cafezinho foi o item que registrou maior aumento de preços (+9,75%), enquanto Cerveja (+1,88%) registrou a menor variação.

Fonte de informação: Future Tank

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo